Pacientes com câncer e a vacina contra a Covid-19

vacina covid 19

Pacientes com câncer são considerados parte do grupo de risco para complicações da Covid-19. Porém, quem já terminou o tratamento oncológico e hoje só faz acompanhamento, não faz mais parte do grupo de risco prioritário.

A doença apresenta risco ainda maior para aqueles com câncer de pulmão, cânceres metastáticos e neoplasias hematológicas.

Sendo assim, vacinar-se contra a Covid-19 diminui o seu risco de pegar a doença e evoluir para quadros mais graves, além de reduzir as chances de mortalidade.

Todos os pacientes com câncer podem tomar a vacina contra a Covid-19, mas é preciso entender que nem todo paciente oncológico é igual.

Existem pacientes em diferentes etapas de seus diagnósticos, passando por diferentes tratamentos e com diferentes estágios da doença. Por isso, é sempre importante conversar com a equipe médica que acompanha o caso e também levar em consideração a presença de outras doenças relevantes, como problemas renais, pulmonares e cardíacos.

Pacientes transplantados, com doenças hematológicas e em tratamento com algumas imunoterapias podem necessitar mais atenção. Por isso, antes de se imunizar, converse com o médico que acompanha seu caso.

Pacientes em tratamento ou em planejamento de quimioterapia devem evitar a vacina quando os glóbulos brancos estão no ponto mais baixo; e, portanto, é melhor administrar a vacina duas semanas antes ou duas semanas após a infusão, ou mesmo entre os ciclos da terapia.

Quem já está em tratamento quimioterápico, recomenda-se que a vacina não seja aplicada no mesmo dia da sessão de quimio, pois se supõe que a eficácia do imunizante é reduzida em comparação com a aplicação em dias subsequentes ou que precedem a próxima aplicação de quimio.

Essa hipótese é baseada em pequenos estudos da vacina contra influenza que observasse essa  diminuição da eficácia quando aplicada no mesmo dia da sessão de quimioterapia.

Já quem está em tratamento com radioterapia não impede a realização da vacina contra a Covid-19.

O ideal é que a vacina seja administrada antes do início do tratamento. No entanto, nem todos terão a vacina disponível no tempo ideal. Portanto, não adie o início do tratamento oncológico. Você poderá se vacinar a qualquer momento mesmo com o tratamento em andamento quando a vacina estiver à sua disposição, excetuando o dia da aplicação de eventual quimioterapia.

Recomenda-se a vacinação à pacientes com câncer, mesmo para aqueles que já entraram em contato com a Covid-19. O fato de um paciente ter ou não se infectado pelo coronavírus não deve afetar a decisão de vacinar. Embora alguma imunidade seja esperada ao se experimentar uma infecção clínica por Covid-19, essa imunidade pode ser insuficiente ou diminuir com o tempo, especialmente em pacientes imunocomprometidos.

A única contra indicação à vacina contra a Covid-19 em pacientes com câncer é se o mesmo estiver em vigência de qualquer infecção aguda, seja por coronavírus ou outra. Neste caso, é recomendado esperar antes de proceder com a vacina.

Apesar de ainda precisarmos de mais informações com estudos clínicos sobre eficácia e segurança, os resultados já publicados são muito positivos e indicam efeitos colaterais mínimos.

Por enquanto, as reações relatadas são leves e passageiras e não se comparam às possíveis complicações da Covid-19.

Então, converse com seu médico e tente programar, de acordo com a disponibilidade da vacina, da melhor forma a sua imunização.

Estamos aqui para tirar suas dúvidas. Deixe seu comentário.

Leia também

Coronavírus

Para receber mais informações e simplificar o câncer, acompanhe nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/simplifiqueocancer

Renata Mattos
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Unesp) desde 2006. Voluntária em projetos sociais de apoio ao paciente com câncer. Enfermeira-chefe do Instituto de Oncologia de Mogi das Cruzes-SP de 2009 a 2019. Atuou como docente de Enfermagem na Universidade de Mogi das Cruzes e hoje dedica-se a projetos pessoais no auxílio ao paciente com câncer e seus familiares com o auxílio de terapias holísticas e integrativas como aromaterapia e ayurveda.
Ir para o topo