Os marcadores tumorais são substâncias encontradas no sangue, na urina ou em outros fluídos corporais e tecidos que podem estar em quantidades aumentadas quando um determinado tipo de câncer está presente.
A maioria dos marcadores tumorais são proteínas ou pedaços de proteínas. Essas substâncias funcionam como indicadores e são produzidos pelo próprio tumor ou pelo organismo como resposta à presença do câncer.
Existem vários marcadores tumorais. Alguns estão ligados a um único tipo de câncer, enquanto que outros podem ser encontrados em vários. Embora um nível elevado de marcador tumoral possa indicar um câncer, outras causas não-malignas também podem causar a elevação destas substâncias.
Por essa razão, a maioria dos médicos usa apenas determinados marcadores tumorais. E quando avalia o resultado de um marcador tumoral, leva em consideração o histórico do paciente, exame físico assim como exames de laboratório e de imagem.
COMO OS MARCADORES TUMORAIS SÃO MEDIDOS?
A maior parte dos marcadores tumorais é medida por exame no sangue ou na urina. Coleta-se uma pequena dosagem de sangue ou urina, para ser submetida a testes laboratoriais que medem a quantidade dessas substâncias (marcadores tumorais) encontradas na amostra.
Alguns marcadores tumorais são medidos diretamente de uma amostra de tumor retirada durante uma biópsia. Esses marcadores tumorais dão informações aos médicos sobre o tumor e como ele poderá reagir aos diferentes tipos de tratamentos.
COMO OS MARCADORES TUMORAIS SÃO USADOS?
Usualmente os marcadores tumorais podem ser combinados com outros tipos de exames, tais como biópsias ou exames de imagem. Na prática clínica, os marcadores tumorais são utilizados para fazer:
- Classificação e Detecção Precoce
No momento, nenhum marcador tumoral é utilizado para a detecção de câncer na população em geral. Alguns dos marcadores utilizados no momento podem ajudar a diagnosticar a doença em fase inicial, mas eles só são realizados em pessoas que fazem parte do grupo de risco para certos tipos de câncer. Um marcador tumoral perfeito seria aquele que pudesse ser usado no rastreamento do câncer no sangue em qualquer pessoa. Ele só seria encontrado em pessoas com câncer. Entretanto, no momento não existe esse tipo de marcador tumoral.
- Diagnóstico
Normalmente, os marcadores tumorais não são utilizados no diagnóstico do câncer. Na maioria dos casos, o câncer só pode ser diagnosticado por meio de uma biópsia. Mesmo assim, os marcadores tumorais ajudam em casos de suspeita de câncer. Os marcadores tumorais podem ajudar a determinar o local de origem se um tumor já está disseminado.
- Seguimento de Câncer Avançado
Muitos marcadores tumorais são úteis no seguimento de pacientes com cânceres avançados. Os cânceres avançados são mais difíceis de tratar e muitas vezes têm um pior prognóstico. Em muitos casos, os níveis de marcadores tumorais podem ser utilizados para avaliação da resposta terapêutica.
- Prognóstico
Alguns tipos de câncer crescem e se espalham mais rapidamente do que outros ou podem ser mais ou menos sensíveis a certos tratamentos. O nível de um marcador tumoral pode ajudar a prever o comportamento e o prognóstico para certos tipos de câncer.
- Avaliar a Resposta ao Tratamento
Um dos usos mais importantes dos marcadores tumorais é acompanhar a resposta ao tratamento de pacientes que estão sendo tratados contra o câncer, especialmente em casos de câncer avançado. Se existe um marcador tumoral disponível para um determinado tipo de câncer, seu nível deve ser verificado para avaliar a eficácia do tratamento, assim outros exames, como raios X, tomografia computorizada ou cintilografia óssea poderão não ser realizados naquele momento em específico.
Se os níveis do marcador tumoral no sangue diminuírem, é quase sempre um sinal de que o tratamento está dando certo. Por outro lado, se o nível do marcador aumentar, significa que a doença não está respondendo ao tratamento.
- Casos de Recidiva
Os marcadores tumorais também são usados na detecção de recidivas após o tratamento. Alguns marcadores tumorais podem ser úteis quando o tratamento é realizado e não existe nenhum sinal de doença no corpo.
Geralmente os marcadores tumorais são solicitados periodicamente como parte do acompanhamento e reestadiamento. Se voltar a subir novamente, pode ser um sinal de que a doença voltou, mesmo que o paciente não apresente sintomas. Assim, seu médico solicitará exames de imagem para verificar se um novo tumor pode ser diagnosticado precocemente.
É importante dizer que a maior parte dos marcadores tumorais não é sensível o suficiente para serem usados em rastreio populacional ou para o estabelecimento do diagnóstico precoce de câncer.
Na atualidade já existem vários tipos de marcadores e pode prever-se que num futuro breve o seu número será aumentado, tornando mais fácil o diagnóstico e a monitorização do câncer.
Acompanhe os tipos de marcadores tumorais específicos usados hoje durante o processo de diagnóstico e acompanhamento do câncer no próximo post.
Curta nossa página e compartilhe os nossos post´s para simplificar a vida de mais pessoas!