AS MAMAS

mamas3

As mamas adultas são órgãos pares situados no tórax e abrangem três estruturas principais: a pele, o tecido subcutâneo e o tecido mamário propriamente dito.

O tecido mamário é composto por :

1) Lobos: glândulas produtoras de leite,

2) Ductos: pequenos tubos que transportam o leite dos lobos ao mamilo

3) Estroma: tecido adiposo (gorduroso) e tecido conjuntivo (promovem sustentação a mama) que envolve os ductos e lobos, vasos sanguíneos e vasos linfáticos.

mama

A maioria dos cânceres de mama começam nas células que revestem os ductos. Alguns começam nas células que revestem os lobos, enquanto que um número pequeno se inicia em outros tecidos, tais como o adiposo e o fibroso da mama.

O câncer de mama pode ser “in situ”, aquele em que ainda não há risco de invasão e metástase, com chances de cura de aproximadamente 100%. Mesmo os tumores invasivos podem ser curados se o diagnóstico for estabelecido em fase precoce.

Irrigação Sanguínea e Sistema Linfático da Mama

O trajeto das veias mamárias segue basicamente o das artérias, com a via principal passando pela axila e o conhecimento da drenagem venosa reveste-se de grande importância, uma vez que a disseminação do câncer mamário ocorre frequentemente por ela.

Vamos entender o sistema linfático para compreender a forma como a doença pode se disseminar.

slmamas
A pele, a aréola, o tecido subcutâneo e o parênquima mamário são drenados por vasos linfáticos, que se dispõem da superfície para a profundidade, formando uma rede linfática que se comunica entre si.

A principal via de drenagem linfática da mama ocorre por meio dos linfonodos axilares (75%) e grande parte do restante é drenado através dos linfonodos mamários internos (20%) e pequena parcela através dos intercostais posteriores (5%, aproximadamente).

Os linfonodos são pequenas coleções de células do sistema imunológico conectados pelos vasos linfáticos que são como pequenas veias, que drenam a linfa da mama. A linfa contém líquido e produtos usados, bem como células do sistema imunológico.

Grande parte da drenagem linfática da mama segue em direção aos linfonodos axilares que drenam a linfa proveniente da região centrolateral da mama, enquanto a região medial da mama drena para os linfonodos da cadeia mamária interna.

As células cancerosas da mama podem entrar nos vasos linfáticos e começarem a crescer nos gânglios linfáticos.

Se as células cancerosas se espalharem para os gânglios linfáticos, há uma maior chance de que as células possam também ter entrado na corrente sanguínea e se disseminado para outras partes do corpo.

sistemalinfaticomama

Quanto mais células cancerosas da mama houver nos gânglios linfáticos, maior a probabilidade da doença ter se disseminado também para outros órgãos. Encontrar células cancerosas em um ou mais linfonodos influencia no esquema de tratamento. Entretanto, nem todas as mulheres com células cancerosas nos linfonodos desenvolvem metástases, e outras que não tinham doença no gânglios linfáticos podem desenvolver metástases posteriormente.

Agora você já sabe como a mama é formada e possíveis locais onde o câncer pode aparecer.

Saiba mais detalhes sobre tumores benignos e malignos da mama nos próximos posts.

Curta nossa página! Simplifique.

Renata Mattos
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (Unesp) desde 2006. Voluntária em projetos sociais de apoio ao paciente com câncer. Enfermeira-chefe do Instituto de Oncologia de Mogi das Cruzes-SP de 2009 a 2019. Atuou como docente de Enfermagem na Universidade de Mogi das Cruzes e hoje dedica-se a projetos pessoais no auxílio ao paciente com câncer e seus familiares com o auxílio de terapias holísticas e integrativas como aromaterapia e ayurveda.
Ir para o topo